Soluções e Produtos

Soluções e Produtos O mercado brasileiro de cal industrial contabilizará em 2011 uma produção próxima a 5,3 milhões de toneladas, o que coloca o Brasil na disputa pela 4ª posição mundial entre os países produtores.

Existem dois tipos de calcário: dolomítico e calcítico. Atualmente a Óxidos constitui o maior grupo produtor de Cal Dolomítica da América do Sul, com uma capacidade total instalada de 1500 toneladas/dia e 45.000 toneladas/mês para produção de cales.

A Óxidos conta com  unidades localizadas em Arcos, Córrego Fundo e Pains, sendo: Cal Cruzeiro, Cal Master, Cal Ferreira e Cal Floresta. As mesmas são compostas por sete fornos verticais e quatro fornos rotativos.

Os principais produtos comercializados pelo grupo são: Cal Virgem (Calcítica e Dolomítica), Calcário e Cal Hidratada.

Cal Virgem Calcítica: aplicada a diversos segmentos, como Siderurgia, Química, Açúcar e Álcool, Pelotização, Papel e Celulose e Fertilizantes. A capacidade produtiva da Óxidos é de 600 toneladas/dia, sendo que a partir da expansão prevista para 2016, a mesma passará a ser de 1.500 toneladas/dia.
Cal Virgem Dolomítica: principalmente aplicada à Siderurgia, Açúcar e Álcool e Construção Civil. A capacidade produtiva da Óxidos é de 1.000 toneladas/dia.
Calcário: utilizado como corretivo de solo na agricultura, tem também aplicação industrial.
Cal Hidratada: também com vasta aplicação, é muito utilizada na Siderurgia, Construção Civil, Tratamento de Água e Açúcar e Álcool.

A Cal Virgem, tanto Calcítica quanto Dolomítica, apresenta granulometria variável, o que permite o atendimento da demanda específica, desde micropulverizada a 50mm.

Outras soluções são desenvolvidas de acordo com as necessidades dos processos dos clientes. O diferencial da Óxidos está exatamente em considerar que os produtos são meio e não o fim do processo.